Alimentação Escolar é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades

Criado em: 31/05/2022 14:51:23
Atualizado em: 31/05/2022 14:51:23

        O município de Missal tem uma atenção especial a Alimentação Escolar dos alunos da rede municipal. Por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) disponibiliza capacitações aos profissionais, bem como, realiza compra de produtos com procedência. Grande parte dos produtos são de agricultores familiares locais, fomentando também a renda dos mesmos.

        O PNAE tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. 

        O cardápio escolar é um instrumento de planejamento que visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, com alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.

        Com o trabalho do profissional nutricionista, a alimentação escolar e capaz de garantir: Quantidade: atendimento as necessidades nutricionais; Qualidade: alimentação completa, variada e segura; Harmonia: proporção de nutrientes equilibradas entre si; e Adequação: alimentação adequada a cada indivíduo.

 

Como a alimentação contribui no desempenho escolar?

        O acesso a informações confiáveis da alimentação adequada contribui para que alunos, famílias e comunidades ampliem a autonomia para fazer escolhas saudáveis.

        Com base nisso a nutricionista escolar em atuação cita que a absorção de nutrientes é essencial para a boa saúde e desempenho escolar. “Com exceção do leite materno, nenhum alimento sozinho proporciona todos os nutrientes que o organismo requer”, pontua.

 

Recomendações

        Algumas recomendações do guia alimentar, são importantes, inclusive, para que possam ser seguidas por população brasileira.

        Entre as recomendações vale o destaque para o preparo de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. A utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar deve ocorrer em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

        Limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados também é um ponto importante, evitando, sobretudo, os alimentos ultraprocessados.

 

Cardápio em Missal

        O cardápio das instituições de ensino estão disponibilizados no site do município (www.missal.pr.gov.br). De acordo com a busca referente ao cardápio de junho, mês que se aproxima, estão inclusos itens preparados e selecionados pela Nutricionista em atuação, Juliana Gonçalves de Oliveira (CRN-8 14283).

        Cada semana o cardápio varia entre os dias, com especificações diferenciadas aos alunos dos CMEI’s e das escolas, sempre observando a faixa etária e a necessidade nutricional dos alunos.

        O relatório traz, inclusive, a projeção das vitaminas necessárias com uma dieta balanceada. Situações particulares como intolerância a derivados lácteos ou a glúten, são verificadas pelos profissionais das instituições e repassadas a secretaria.