Atividades nos CMEI’s serão retomadas de forma presencial no dia 22 de março em Missal

Criado em: 19/03/2021 17:08:21
Atualizado em: 19/03/2021 17:08:21

Após a equipe técnica formada por profissionais da área da saúde recomendar a suspensão das atividades nos CMEI’s, visto que com o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de educação não houve avanço de casos relacionados às instituições, foi autorizada a volta das atividades nos CMEI’s de forma presencial a partir de segunda-feira, dia 22 de março, com a aprovação no Comitê de Crise do Município e aprovação da instrução normativa.

As crianças serão atendidas em grupos, com diferentes horários de forma parcial. Um grupo de alunos no período matutino das 7h às 12h e outro grupo no período vespertino das 13h às 18h. Segundo a secretária de Educação, Clarice Maria Grings Friedrich, as turmas já foram organizadas pelas diretoras de cada CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil).

Cada responsável pela criança terá que assinar um Termo de Compromisso com o Protocolo de Segurança da Covid-19. Ainda de acordo com a secretária, a instrução normativa prevê uma série de recomendações que visam garantir a integridade das crianças, bem como dos próprios profissionais.

Uma das recomendações é que os familiares permaneçam do lado de fora das unidades, por ocasião da chegada e saída das crianças ao local, a fim de evitar a circulação de pessoas no interior da Instituição. “Quando for necessário a entrada das famílias no CMEI, será permitido apenas a de um adulto, conforme organização de cada instituição”, afirma Clarice.

Na entrada de cada CMEI as crianças terão sua temperatura aferida. “Os responsáveis devem informar se a criança apresentou algum sintoma suspeito nas últimas 24h, como por exemplo febre, calafrios, falta de ar, tosse, dor de garganta, diarreia, entre outros, sempre informando a direção da instituição”, orienta a secretária.

Clarice esteva na última reunião do Comitê de Crise na manhã de quinta-feira, dia 18 de março, explanando sobre as medidas já adotadas nas escolas e que agora serão adotadas nos CMEI’s, esclarecendo dúvidas dos participantes da reunião. A preocupação com a garantia da saúde das pessoas é sempre uma prioridade, por isso, as discussões ocorrem em várias frentes para buscar a retomada segura das atividades presenciais.