Biblioteca Pública Municipal possui cerca de 12 mil exemplares em Missal

Criado em: 04/03/2022 09:50:23
Atualizado em: 04/03/2022 09:50:23

Com o avanço da tecnologia e a condição da pandemia a demanda por livros diminui de forma considerável

A Administração Municipal de Missal mantém a Biblioteca Pública Municipal Eugênio Brod por aproximadamente 37 anos. É só um pouco mais nova do que nosso município que completou seus 39 anos de emancipação neste ano de 2022. Por anos foi um local muito procurado para realização de pesquisas, leitura, trabalhos e estudos.

Nesses últimos anos, porém, com o avanço das tecnologias ligadas a área da informática foi se deixando cada vez mais de lado pela maioria das pessoas essa prática, considerada tão importante e crucial para nossas vidas, para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, que é o hábito da leitura.

Exemplares

A Biblioteca pública de Missal conta atualmente com cerca de 12 mil exemplares, das mais diversas categorias, desde livros infantis, gibis, literatura infanto-juvenil, romances, Literatura Brasileira e Estrangeira, enciclopédias, livros de autoajuda, da área de Psicologia, Ciências Sociais, bem como revistas, entre outras.

Leitura é um hábito que deve ser cultivado e estimulado em casa, não somente na escola, contudo, as instituições de ensino são ainda as grandes responsáveis por proporcionar as pessoas, principalmente às crianças, o estímulo a leitura. No sentido mais poético, a leitura permite-nos viajar sem precisar sair de casa.

Pandemia diminuiu ainda mais a demanda

Com a pandemia outra realidade tomou conta da vida da população: aulas remotas, ensino online, distanciamento, tudo isso deixou-os ainda mais afastados dessas atividades que fazem tão bem.

Em 2020, na maior parte do ano não foram realizados atendimentos na biblioteca. Em 2021 foram retomados os atendimentos presenciais juntamente com as oficinas do Departamento de Cultura. Porém, percebeu-se uma diminuição na frequência de pessoas para retirar livros ou até fazer sua leitura na biblioteca.

Empréstimos de livros

No último ano foram cerca de 700 leitores que realizaram o empréstimo de livros. Para realizar o empréstimo é necessário que a pessoa realize seu Cadastro junto a biblioteca, munido de RG, endereço completo e telefone. Depois disso poderá ser realizado o empréstimo sempre que necessitar.

O período para empréstimo é variado. A categoria infantil tem o prazo de 07 a 15 dias para a devolução, já os livros para adultos têm até 30 dias, podendo ser renovado esse empréstimo em ambos os casos. Em 2021 foram realizados 64 novos cadastros na biblioteca.

Procure um livro, faça leitura

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura, convida as crianças, adolescentes, jovens e toda comunidade para que faça uma visita à biblioteca, que possui um ambiente agradável e cheio de conhecimento. Sempre haverá algo do seu agrado para passar algumas horas fazendo uma leitura prazerosa ao invés de só utilizar-se do celular ou computador.