Escritor e Editor Pablo Morenno aborda a Importância da Literatura no ato de ensinar para profissionais da educação em Missal

Criado em: 15/07/2022 13:49:24
Atualizado em: 15/07/2022 13:49:24

       Na tarde desta quinta-feira, 14 de julho de 2022, os profissionais da educação de Missal estiveram reunidos para uma capacitação sobre a Importância da Literatura no ato de ensinar. O tema foi abordado pelo Escritor e Editor Pablo Moreno que veio de Passo Fundo no Rio Grande do Sul.

       A atividade foi realizada próximo do fechamento das atividades escolares do 1º Semestre. “Neste período, o trabalho desempenhado por todos os profissionais da Educação foi de suma importância”, exclama a secretária de Educação, Cultura e Esporte.

       Clarice ainda destaca que está na mão de todos os profissionais que de forma coletiva despertaram e despertam a alegria ao trabalhar. “A educação é um ato de muito amor e dedicação. E a presença de todos para momentos como estes é uma das maneiras de reconhecer o esforço entusiasta de cada um”, acrescenta.

 

Mais Atividades

       Durante esta sexta-feira, 15 de julho, as capacitações continuam. Haverá formação na Escola Novo Milênio na parte da manhã para os professores das turmas do 1º e 2º ano e Equipe.

       Já na parte da tarde, para os professores das turmas do 3º, 4º e 5º ano, Sala de Recursos e Reforço Escolar na Escola Novo Milênio com a Professora Mestre Rosana Becker. E ainda, no auditório da Câmara de vereadores, os professores da Educação Infantil de 0 a 5 anos, Ciências e Psicomotricidade, com a Professora Dra Lucinéia Lazaretti.

 

PABLO MORENNO

       O Escritor e Editor Pablo Morenno é licenciado em Filosofia, especialista bacharel em Direito e servidor público do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

       É escritor e editor de literatura para crianças e jovens, músico, e palestrante na área educacional.

       Participou dos projetos “Autor Presente” do IEL – Instituto Estadual do Livro, “Adote um escritor” do Município de Porto Alegre e “Lendo pra valer” da Câmara Riograndense do Livro. Em 2021, participou do projeto “Semeando Histórias”, selecionado pela SEDAC – Secretaria do Estado da Cultura, com financiamento da Lei Aldir Blanc.

 

Publicou quinze livros que receberam, entre outros, os seguintes prêmios:

- Prêmio Mário Quintana em Crônica/2006;

- Prêmio Mário Quintana Poesia/2007;

- Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores;

- Finalista Prêmio Açorianos em Crônicas em 2010;

- Catálogo de Bolonha de 2017;

- Troféu Carlos Urbim 2017, categoria Livro Infantil, da Academia Riograndense de Letras;

- 13º Prêmio IECINE – Instituto Estadual de Cinema com roteiro de curta-metragem baseado no livro “Minha Avó Tecia o Mundo”;

- Seleção para o Acervo Básico da FNLIJ, em 2017.

- Prêmio Cidade de Passo Fundo 2019.

- Foi patrono de mais de 25 Feiras do Livro.

- Um dos 9 finalistas dos maiores prêmios de literatura do Brasil de 2022: Prêmio Barco a Vapor.