Gestores dos CMEI’s e secretaria de Educação de Missal planejam ações para o 2º semestre em Missal

Criado em: 03/08/2021 08:53:21
Atualizado em: 03/08/2021 08:53:21

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte preparou uma reunião de planejamento com as gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Missal. Além das boas-vindas, a secretária, Clarice Maria Grings Friedrich explanou brevemente sobre a função social da escola. “Precisamos acreditar em uma educação pública de qualidade”, exclamou.

Além disso, outro ponto importante, foi a participação dos representantes do Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis. A diretora do CEPEM, professora Marta Schaffer Butzge, juntamente com a professora Eurides Catarina Griebeler Klein, Coordenadora do Curso de Formação de Docentes, explanaram sobre os estágios que os alunos do Curso farão nos CMEIS, apontando os objetivos e os conteúdos trabalhados para preparar os alunos para atuarem nos CMEIS.

A Diretora do Departamento da Cultura de Missal, Marta Kochemborger, aproveitou e repassou a programação da Semana da Pátria, prevista para ocorrer nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Devido aos protocolos de segurança, haverá algumas alterações na programação, as apresentações serão descentralizadas.

Outros temas

A avaliação diagnóstica e sua importância também foi trabalhada junto aos gestores. Foi repassado um vídeo cujo o tema central foi a “Avaliação no Contexto da Aprendizagem”, envolvendo também as formações continuadas.

Será retomada a função de Coordenadoras Pedagógicas nos CMEIS, supervisionando se o planejado está se efetivando para garantir uma educação de qualidade a todas as crianças que estão nas Instituições e que deverão acompanhar o trabalho pedagógico das Educadoras.

Ocorreram ainda reflexões sobre a organização pedagógica semanal, atividade coordenada pela Professora Ivani Reinehr, Coordenadora da Educação Especial da Equipe de Ensino. A secretária Clarice ainda apontou para o Projeto de contação de história que ocorrerá nos CMEI’s.

Formação Continuada

A formação continuada do 3º e 4º Bimestre está sendo organizada e encaminhada por meio de uma tarefa. As formações contribuem na melhora dos índices da educação. Neste sentido, Clarice abordou a avaliação SAEB-IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Melhorias da Educação).

Esse índice foi criado em 2007 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras e traçar metas para aperfeiçoar o aprendizado. O indicador vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: fluxo escolar (aprovação dos alunos) — utiliza dados do Censo Escolar e a média de desempenho nas avaliações (aprendizado).