Primeiro dia de retorno presencial das aulas é considerado tranquilo

Criado em: 19/02/2021 11:11:43
Atualizado em: 19/02/2021 11:11:43

A tão esperada volta às aulas presenciais ocorreu em Missal. Neste dia 18 de fevereiro, sob muita expectativa e ansiedade, tanto dos gestores como dos professores, as atividades retornaram no modo presencial após cerca de 11 meses distantes das salas de aula. De acordo com informações obtidas junto aos gestores das instituições de ensino da rede municipal de educação, o primeiro dia foi considerado tranquilo.

Uma das avaliações da própria secretaria de Educação é que no decorrer do tempo, com o aprendizado nesse novo formato de educação com normas de higienização, pequenos ajustes serão necessários para garantir ainda maior segurança aos profissionais e aos alunos, tanto nas instituições como no transporte escolar.

O Prefeito Ferrari, Vice Chenho e a Secretária Clarice visitaram as instituições para visualizar o andamento dos trabalhos e conversar diretamente com os gestores. Sempre mantendo o distanciamento físico e cumprindo com as normas de higienização e uso de máscara, ouvindo dos alunos como foi o transporte, quantos vieram com o transporte e sobre a expectativa.

Na ocasião foram entregues itens de informática e foram verificadas diversas situações de melhorias que ainda são necessárias em cada estabelecimento de ensino. Eles acompanharam ainda as melhorias realizadas nas escolas e CMEI’s e itens adquiridos e disponibilizados.

Ainda sobre o retorno as atividades presenciais, de acordo com alguns professores, os alunos estão muito bem instruídos de casa e chegam na escola cumprindo as normas de distanciamento e higiene. Era percebido ainda que, em caso de algum aluno esquecer alguma medida por distração, os colegas já o orientavam.

Avaliação dos gestores

Cada instituição de ensino está se adaptando a sua realidade para que os alunos estejam seguros, como é o caso da Escola Novo Milênio que aumentou o intervalo em 05 minutos. “Todos acharam super tranquilo o retorno, aumentamos 5 minutos no horário do lanche, mas no restante tudo certo”, declarou uma representante da Escola.

“Uma felicidade muito grande em ver as crianças na escola! A escola ganhou vida novamente e os alunos uma alegria sem fim em poder retornar”, relatou uma das gestoras da Escola Joaquim Nabuco de Dom Armando. “Meu filho ainda não acabou de contar tudo sobre a aula, de tão feliz que está”, declarou uma mãe de aluno da escola municipal de Dom Armando.

Além da expectativa, a surpresa. “Eu me surpreendi! Achei que seria bem mais complicado. Mas deu tudo certo”, exclamou uma das gestoras da Escola Renascer. “Precisamos relembrar os pais sobre o horário, alguns alunos chegaram muito cedo no primeiro dia”, informou a direção da escola.

Uma professora do Renascer também destacou que no geral foi muito bom. “Considero que para um retorno, após quase um ano, e seguindo todos os protocolos, acredito que foi bom”, exclama. “ A organização da saída, do ônibus, o lanche, deu tudo certo, muito bem organizada. “Mãe, foi o melhor dia da minha vida", exclamou o aluno João Rodrigo Cardoso. “Como foi maravilhoso ouvir isso dele, estava com uma saudade imensa da Escola, amigos e professores”, vibrou a mãe do garoto.

Os professores da Olavo Bilac do Portão Ocoí também acharam que o retorno às aulas foi tranquilo. “Os alunos estavam bem cientes das medidas de prevenção ao Covid, e todos muito ansiosos para que tenhamos um ano letivo tranquilo.  A ansiedade é normal e todos estávamos muito ansiosos, no entanto a vontade de ver tudo voltando ao normal é maior”, destaca gestores da Escola Municipal Olavo Bilac.