Secretaria de Educação de Missal comemora aumento na média do IDEB 2021

Criado em: 19/09/2022 15:49:32
Atualizado em: 19/09/2022 15:49:32

A marca de 6,7 é superior ao índice de 2019 que era de 6,4, média superior a Estadual e Nacional

O município de Missal avançou no índice do IDEB em relação ao último levantamento realizado em 2019. Mesmo diante o cenário de pandemia, o índice avançou de 6,4 em 2019 para 6,7 em 2021. O índice é realizado por intermédio da Prova Brasil com avaliações nas disciplinas de Português e Matemática.

A maior média no município é da Escola Municipal Antonio Raposo Tavares de Vista Alegre que elevou sua média de 7 em 2019 para 7,22 em 2021, mantendo o nível de evolução nas notas desde o ano de 2009. A maioria das escolas tiveram evolução nos índices em relação aos últimos dados.

A secretária de educação de Missal, Clarice Maria Grings Friedrich disse que é necessária uma reflexão quanto ao resultado apresentado. “A avaliação se deu em um ano de pandemia ainda, onde os alunos ficaram em atividade remota no ano anterior 2020, sendo que esses alunos não frequentam o 4º ano no presencial um longo período”, observa.

Clarice ainda informou que no ano de 2021 foi adotado o Continuum Curricular no qual foi enfatizado conteúdos prioritários. “Não conseguimos implantar no ano de 2021 o reforço escolar no contra turno devido a mais de 8 profissionais estarem em licença gestante (garantido pela pandemia) e seguimos a Lei 173 (não podendo contratar mais servidores”, ponderou.

“O momento é de avaliação dos dados e planejamento para recuperar as aprendizagens dos nossos alunos”, enfatizou a secretária. “Aumentamos a média em relação a 2019”, comemora. “Percebo que foi uma vitória de todos e se não estivéssemos em um período tão difícil, ocasionado pela pandemia, os resultados teriam sido superiores”, visualiza Clarice.

A Secretária municipal completou dizendo que é necessário, a partir dos resultados, traçar metas para melhorias futuras, buscando estratégias em cada uma das escolas. “Estamos comemorando os resultados de cada instituição, que embora não sejam o que temos plenas condições de atingir, poderiam ter sido inferiores”, avaliou.

Comparação

A média de Missal de 6,7 é a mesma de Foz do Iguaçu, por exemplo, que ficou a frente da capital Curitiba (6,0) e de municípios como Maringá (6,5), Londrina (6,4), Ponta Grossa (6,2) e Cascavel (6,3).

As provas foram aplicadas em novembro do ano passado com estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os municípios do Paraná com as melhores notas foram Serranópolis do Iguaçu (9,0), São Pedro do Ivaí (8,2) e Ramilândia (8,1), cidades de pequeno porte, com população que varia de 5 a 10 mil habitantes.

O que é o IDEB?

Para compor o IDEB, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo censo escolar.

O IDEB é a principal política de avaliação do ensino básico no país, cuja série histórica foi iniciada em 2005. Essa é a primeira medição pós-pandemia. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a média nacional foi de 5,8.

Paraná

O ensino médio do Paraná atingiu a maior média do país. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal na sexta-feira, 16 de setembro. A nota foi de 4,9, dois décimos acima da média que o estado tinha atingido em 2019. O índice não era divulgado há dois anos por conta da pandemia.

O resultado do Ideb também revelou que a média do Paraná ficou sete décimos acima do registro nacional. O índice mede a qualidade do aprendizado em todo o país e estabelece metas para melhorar o ensino.