Secretaria de Educação de Missal prepara atividades para início do ano letivo de 2021

Criado em: 29/01/2021 16:04:04
Atualizado em: 29/01/2021 16:04:04

Profissionais que atuam nas instituições de ensino da rede municipal terão semana repleta de atividades

Após um ano repleto de desafios para a Educação em todo o País, iniciam os trabalhos para um novo ano letivo. A expectativa é de que, aos poucos, volte-se a normalidade, principalmente com a chegada da vacina contra a Covid-19. O ano de 2020, de certa forma, acabou sendo prejudicado devido a pandemia. Os alunos participaram de atividades remotas, exigindo ainda mais dos pais e responsáveis e um desdobrando de esforços dos professores e gestores.

O ano de 2021 inicia com um extenso cronograma de atividades a fim de preparar essa volta as aulas, se adaptando ao chamado “novo normal”. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, houve a primeira atividade, uma reunião para encaminhamentos pedagógicos aos diretores das instituições de ensino da rede municipal.

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, deu as boas vindas aos gestores, desejou um bom trabalho e resumiu as decisões da Amop tratadas na Assembleia Geral Ordinária dias atrás, onde ficou definido, o retorno das atividades escolares de forma presencial para o dia 18 de fevereiro. No entanto, algumas questões práticas ainda precisam ser amplamente discutidas em âmbito local.

Na terça-feira, dia 02 de fevereiro, haverá uma reunião as 14h de aprovação do Protocolo de Retorno as aulas presenciais/Ensino Híbrido, onde irão participar os integrantes da Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID- 19 e membros do Conselho Municipal de Educação.

No dia 03 de fevereiro, quarta-feira, haverá a distribuição de aulas/turmas aos professores e educadores infantis em dois momentos, as 8h e as 10h da manhã, respectivamente. Ainda no mesmo dia, mas na parte da tarde, haverá uma Palestra com Antônio Carlos Pereira, com o tema “Eu e minha Escola – Acolhimento Profissional”. As palestras vão ocorrer de forma on-line nas instituições de ensino.

No dia 04 de fevereiro, quinta-feira serão duas palestras. Na parte da manhã o tema será “Arquitetando a educação: o que aprendemos nesse ano de 2020 e quais serão os itinerários da educação em 2021?” com as profissionais Regina Shudo e Jane Haddad. Na parte da tarde o tema será “Ensino híbrido – as práticas educativas mais exitosas nas atividades não-presenciais”, novamente com Regina Shudo, acompanhada de Anderson Bençal

Na sexta-feira, dia 05 de fevereiro também duas palestras. Pela manhã será abordado “O acolhimento das crianças na educação infantil – reorganizando os ambientes de aprendizagem” com Regina Shudo, e a tarde a mesma profissional vai abordar o planejamento de um ano letivo continuum. Entre os dias 03 a 12 de fevereiro ocorre ainda a Formação para o uso preventivo de equipamentos de segurança – EPIs, em parceria com a Secretara Municipal de Saúde, essa de forma presencial.